Dúvidas Frequentes

    Dúvidas frequentes sobre Cadastro Positivo

  1. 01

    Se eu deixar de pagar uma dívida, por quanto tempo ela constará em meu cadastro?

  2. Uma dívida não paga constará em seu histórico por cinco anos. Depois desse período, ela não estará mais no seu relatório. Mas atenção: isso não significa que a dívida tenha desaparecido. Ela continua ativa com o credor.
  3. 02

    Minhas informações do Cadastro Positivo serão utilizadas para outras atividades?

  4. Não. As informações do Cadastro Positivo são destinadas exclusivamente para análise de crédito e de negócios. Ao autorizar seu cadastro, você NÃO está permitindo o uso dos seus dados para marketing ou outra atividade, além de análise de crédito e de negócios.
  5. 03

    O Cadastro Positivo é controlado por alguma lei?

  6. Sim. O Cadastro Positivo é regulamentado pela Lei nº 12.414/11 e sua regulamentação por meio do Decreto nº 7.829/12 e da Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 4.172/12..O Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) e a Lei do “Habeas Data” (Lei nº 9.507/1997) também são dispositivos legais aplicáveis ao Cadastro Positivo.
  7. 04

    Quem administra o Cadastro Positivo? O Governo?

  8. Não. O Cadastro Positivo é administrado pela iniciativa privada, sem exclusividade. Os bancos de dados, como a Serasa Experian – que já operam as listas de inadimplências – são as empresas mais aptas e com as ferramentas tecnológicas adequadas para trabalhar com o Cadastro Positivo.
  9. 05

    O que muda com o Cadastro Positivo?

  10. As empresas vão passar a considerar as contas pagas em dia, quando forem avaliar uma compra a prazo, um empréstimo, ou um financiamento. Isso vai ajudar quem não tem referências bancárias ou holerite – por exemplo – a terem acesso ao crédito mais facilitado. Também vai ajudar as pessoas a conseguirem condições comerciais mais adequadas ao seu bolso.
  11. 06

    E se meus dados estiverem errados no Cadastro Positivo?

  12. O consumidor pode contestar as informações do Cadastro Positivo, apresentando documentos que provem seus argumentos ao banco de dados, que terá sete dias corridos para aceitar a contestação e mudar o que estiver errado. O processo é igual ao que já existe para os registros de inadimplência.

    Clique aqui para revisar do seu Cadastro Positivo.
  13. 07

    O que eu ganho com o Cadastro Positivo?

  14. Com o Cadastro Positivo, você será avaliado de maneira individual e mais completa. Isso vai diminuir a burocracia das consultas, tornando mais fácil adquirir crédito e permitindo negociar melhores condições comerciais.
  15. 08

    Quais informações estarão no Cadastro Positivo?

  16. Constarão as informações dos seus contratos, como empréstimos pessoais, financiamentos e crediários – número do contrato, valor contratado, número de parcelas, valor de cada parcela, data de vencimento das parcelas, vigência do contrato, entre outras.
    Além disso, contas de consumo (água, gás, telefone fixo e luz) também poderão ser utilizadas como referência. Já os dados de telefonia celular não entram neste processo.
  17. 09

    Quem fará uso das informações do Cadastro Positivo?

  18. O comércio, os bancos, as financeiras e as prestadores de serviços em geral poderão ter acesso a informações mais precisas, para definir condições comerciais e preços mais ajustados às necessidades e ao perfil de cada consumidor.
  19. 10

    Como posso aproveitar melhor o Cadastro Positivo?

  20. Pagando suas contas em dia. Para isso, algumas dicas ajudam muito:
    Defina objetivos para o seu dinheiro. Faça sempre um orçamento e a lista das suas dívidas;
    Não deixe que suas dívidas ultrapassem o equivalente a 20% de sua renda mensal. Exemplo: se você ganha R$ 1.000,00 é recomendável que suas prestações não ultrapassem o valor de R$ 200,00;
    Tente reduzir gastos desnecessários;
    Tenha sempre uma poupança reservada para as emergências;
    Na hora de comprar a crédito, seja claro e sincero ao fornecer suas informações;
    Tente sempre pagar o valor total das faturas do cartão de crédito. Mas, se isso não for possível, pague ao menos o mínimo estipulado na fatura.
    Mantenha suas informações atualizadas nas empresas de serviço de proteção ao crédito.
  21. 11

    Posso solicitar a exclusão do Cadastro Positivo a qualquer tempo?

  22. Sim. Você poderá sair a qualquer momento, bastando para isso solicitar formalmente sua exclusão.

    Clique aqui para cancelar seu Cadastro Positivo.
  23. 12

    Como são divulgadas minhas informações positivas?

  24. As informações positivas são divulgadas em um relatório, conforme este exemplo.
  25. 13

    Se estou negativado, posso abrir meu Cadastro Positivo?

  26. Sim. Você pode abrir seu Cadastro Positivo mesmo que esteja com o nome negativado. Com o Cadastro Positivo, suas contas pagas em dias também poderão ser consideradas, e as empresas, poderão ter condições de avaliar seu histórico de pagamentos de uma forma mais completa e justa, quando forem negociar uma compra a prazo, um empréstimo ou um financiamento.


    Dúvidas sobre o processo de revisão de Dados Positivos

  27. 01

    O que é o processo de revisão de dados do Cadastro Positivo?

  28. O consumidor que autoriza a abertura do seu Cadastro Positivo ao mercado passa a ter suas informações incluídas nos Gestores de Bancos de Dados, como a Serasa Experian, que participam deste processo.
    Ele pode consultar suas informações a qualquer momento, de forma gratuita e ilimitada. Vale ressaltar que as informações são disponibilizadas para consulta em até 7 (sete) dias a partir da abertura do Cadastro Positivo e atualizadas semanalmente.
    Se for identificada alguma divergência ou se o consumidor não reconhecer alguma informação, ele tem o direito de solicitar a correção ao Gestor de Banco de Dados por meio da abertura de uma contestação.
    O Gestor de Banco de Dados verificará a solicitação de contestação do consumidor e repassará à empresa credora (instituição financeira, empresa varejista, concessionária de serviço público, consórcio, ou prestador de serviços com pagamento continuado) que originou as informações para avaliação e correção. Em caso de haver procedência, a informação será corrigida pela empresa credora e disponibilizada pelo Gestor de Banco de Dados.
    O consumidor poderá ainda solicitar a revisão de seus dados diretamente à empresa credora desde que seja cliente da mesma e as informações se refiram àquela instituição.
  29. 02

    Eu paguei uma parcela ou fatura em dia, porém, no relatório do Cadastro Positivo aparece que não foi paga ou paga em data posterior ao vencimento. Por quê?

  30. Verifique se o vencimento da sua fatura foi sábado, domingo ou feriado. Por conta do expediente bancário, quando um vencimento ocorre no final de semana ou feriado, o pagamento pode levar até 7 dias para ser atualizada devido a data de apuração do pagamento de cada instituição financeira e o tempo de processamento da informação.
  31. 03

    Qual o prazo para que as informações sejam corrigidas?

  32. O prazo para a correção e divulgação das informações é de até 7 (sete) dias corridos.
  33. 04

    Caso a empresa credora não se manifeste no período de 7 (sete) dias, o que acontecerá?

  34. Neste caso, a Serasa Experian não disponibilizará a informação contestada ao mercado até que a empresa credora se manifeste.
  35. 05

    Como posso acompanhar a minha solicitação de revisão de informações nos bancos de dados?

  36. Na Serasa Experian você pode consultar de forma online, em nosso site, ou comparecer a uma de nossas agências.
  37. 06

    Qual o período das informações disponibilizadas pelos Bancos de Dados ao mercado?

  38. Os Gestores de Bancos de Dados disponibilizam ao mercado as informações enviadas pelas empresas credoras nos últimos 12 (doze) meses mais o mês atual.
  39. 07

    Por que as informações de pagamento do meu credito consignado em folha de pagamento estão desatualizadas no meu cadastro?

  40. Devido às características da operação, o repasse dos valores retidos pela empresa leva um tempo maior para ser enviado para a instituição credora, somente quando o repasse é concretizado que a instituição pode reconhecer o pagamento. Caso haja dúvidas sobre este processo, você pode entrar em contato com a instituição credora responsável e verificar a divergência de informações.
  41. 08

    O que significa o saldo devedor da operação cartão de crédito?

  42. O saldo devedor é composto por compras na fatura vencida, compras parceladas mais crédito rotativo.
  43. 09

    Porque o Gestor de Banco de Dados está divulgando informações referentes a um cartão de crédito que já foi cancelado nos últimos 12 meses?

  44. Os Bancos de Dados disponibilizam ao mercado as informações enviadas pelas empresas credoras nos últimos 12 (doze) meses mais o mês atual, mesmo que as dívidas já estejam quitadas ou canceladas.
  45. 10

    O Gestor de Banco de Dados está mostrando pagamento de cartão de crédito em atraso sendo que realizei diversos pagamentos avulsos durante o mês. Por quê?

  46. Porque atualmente as instituições credoras enviam aos Bancos de Dados o valor total dos pagamentos realizados e considera somente a última data de pagamento.
  47. 11

    O Gestor de Banco de Dados está divulgando uma operação de um cartão de crédito que desconheço. Porque?

  48. Você deve verificar com a Instituição Credora se foi gerado um cartão de crédito e se este não foi desbloqueado e ativado até o momento.